Desratização


A convivência entre o homem e os roedores é algo permanente e histórico, onde Ratos e Camundongos se sentem atraídos pelo excesso de alimentos, desde o armazenamento até a fase de deterioração. São capazes de se adaptar e proliferar nos mais diferentes ambientes, desde aqueles com alta vegetação aos mais estéreis, suportando desde o clima frio ao mais quente.

Provocam inúmeras perdas nos alimentos, quer seja pela sua ingestão, como através da contaminação pela urina, fezes, pêlos e pulgas, destruição de sacarias, ocasionando grãos quebrados, afetando o armazenamento de alimentos para o homem e animais, como grãos, rações e farelos. Estima-se que os roedores impedem que 1/5 da produção mundial chegue à mesa do homem, e que 4 a 8% da produção armazenada de grãos são destruídas pelos mesmos.

Dentre muitas de suas habilidades físicas, a sua capacidade de roer materiais considerados duros é um fator extremamente preocupante, principalmente quando o material escolhido trata-se de fios elétricos que podem provocar curtos-circuitos nas instalações.

Se não bastasse os problemas acima mencionados, os roedores são responsáveis pela transmissão de uma série de doenças, que atingem o homem e os animais. Dentre elas podemos destacar: peste, leptospirose, salmoneloses, triquinoses, etc.

Para o extermínio de uma população, faz-se necessário o emprego de medidas curativas como o uso de raticidas químicos. Mas para um combate eficaz deve-se conhecer a espécie, local de reprodução, fontes de alimentação e a intensidade de infestação. Pois os roedores são extremamente astutos, prolíficos, habilidosos e muito resistentes.

Voltar ao topo


Biologia dos roedores - sentidos.

AUDIÇÃO

É um dos sentidos mais desenvolvidos. Ajuda a detectar e escapar do perigo com antecedência. São sensíveis aos ultra-sons, mas adaptam-se aos mesmos em pouco tempo.

VISÃO

Os ratos enxergam mal e não conseguem distinguir cores. Mas são bastante sensíveis às variações de intensidade luminosa, o que confere aos mesmos capacidade imediata de perceber movimentos.

OLFATO

Bastante apurado e sensível, com o qual é capaz de localizar um determinado alimento que o interessou. Não estranha o odor humano.

PALADAR

Bem apurado, com memorização dos diferentes gostos experimentados. Repelem alimentos deteriorados.

TATO

O sentido mais desenvolvido, ao nível de certos pêlos sensoriais distribuídos pelo corpo e dos bigodes ou vibrissas, que são de grande utilidade para o seu deslocamento, beirando as superfícies laterais das paredes e dos obstáculos.

Voltar ao topo


Aspectos comportamentais - habilidades físicas.

São aspectos importantes quando se busca implantar um programa de controle.

Passando a cabeça são capazes de se locomover pelo interior de canos, conduítes e tubulações de diversos tamanhos.

Roem vários tipos de materiais considerados duros, entre eles: madeira, tijolo, chumbo, alumínio, etc.
Sustam a respiração por até 3 minutos, e nadando dentro de um cano de esgoto, podem facilmente penetrar em uma residência através do vaso sanitário.
Sobem pelo exterior de canos e calhas verticais que estejam separados de uma parede por até 7,5cm de distância, apoiando as patas no cano e as costas na parede ou vice-versa e também abraçando canos e calhas que tenham até 9,5 cm de diâmetro.
Caminham e equilibram-se sobre qualquer tipo de cano ou conduíte horizontal.
Pulam verticalmente cerca de 1 metro de altura, partindo do chão.
Cavam tocas verticais no solo, podendo atingir até 1,25 metros de profundidade.
Ganham andares superiores de construções fazendo uso somente da quina de duas paredes como sustentação.
Não sofrem qualquer tipo de ferimento em quedas de até 15 metros de altura.
Saltam horizontalmente até 1,2 metros de distância, partindo da imobilidade.

Voltar ao topo